Na última sexta-feira, dia 7, começou a vigorar em todo o estado de São Paulo, a nova “Lei Antifumo”. A iniciativa proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto derivado ou não do tabaco em locais fechados de uso coletivo, público ou privado.
O descumprimento da norma, por parte dos donos de estabelecimentos, acarretará em uma multa, de R$792,50 a R$ 1585, até a interdição do local por 30 dias. A fiscalização será pesada, mais de 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do PROCON- SP foram treinados para ficar de olhos bem abertos nos infratores.
Além disso, o cidadão poderá auxiliar o governo, denunciando situações presentes no seu dia-a-dia. Para isso, foi criada a central Antifumo (0800-7713541) e o site oficial da lei (http://www.leiantifumo.sp.gov.br/).
Mas, nem tudo é um mar de rosas. A sociedade paulista divide opiniões sobre a nova regra. Fumantes reprovam os novos hábitos e sugerem alterações, já os não-fumantes agradecem a iniciativa.
Dados da Secretária de Saúde Publica de São Paulo, demonstram que dois milhões de paulistas deixarão de morrer pelo fumo passivo. Resta saber, se essa norma irá sobreviver ou sumira após um mês, igual a “Lei Seca”.
Qual é a sua opinião? Comente
Nenhum comentário:
Postar um comentário